29 de dez. de 2011

Texto da artista Lara Denys sobre a imagem de Nossa Senhora da Amazônia

Reverendíssimo Dom Luiz, arcebispo de Manaus, demais autoridades, povo de Manaus, boa tarde.
É com imenso prazer que venho hoje a esta celebração, pois para mim, não se trata apenas de uma Festa Cristã, mas uma festa na qual pude colaborar de uma forma bastante especial.
Há pouco mais de um ano, lembro-me de estar em uma missa dominical na Igreja de São Sebastião, quando na hora do ofertório, me dei conta de não  ter qualquer valor na bolsa para o ofertório, porém, naquele momento, me ajoelhei e ofereci a Deus o que Ele mesmo tinha me dado, aquilo que eu tinha de melhor em mim, o meu talento. Em minha oração disse a Ele que se precisasse de mim, me mandasse a tarefa a ser feita.
Para minha surpresa, pouco tempo depois, chegou ao meu conhecimento que Manaus finalmente teria um Santuário Mariano, e que, por isso, haveria um concurso para a criação da imagem de Nossa Senhora da Amazônia. Ao saber disso, meus pais me incentivaram com insistência a participar do concurso.
Mesmo percebendo claramente que aquele era o chamado dEle, hesitei. Era algo muito grande para a minha pouca experiência; não achei que pudesse ser capaz de tal feito, apesar de dominar razoavelmente a habilidade de desenhar. Retratar uma figura tão importante para mim, para a minha igreja, era uma responsabilidade de "gente grande", e não para uma menina que mal tinha saído da faculdade. Mas meus pais tanto pediram, que decidi abraçar a causa de forma despretensiosa.
Como qualquer leiga em arte sacra, fui atrás de respaldos criativos para poder executar a imagem no formato digital, já que não domino pintura em tela. Após a confirmação dessa possibilidade tive o aval para começar o real desafio.
Como retrataria uma Nossa Senhora que eu nunca tinha visto, e acima de tudo, uma Nossa Senhora que o próprio Amazônida conseguisse se reconhecer nela?
Estudei a fisionomia do caboclo Amazônico, as poses corporais das imagens de arte sacras,  o comportamento e vestuário indígena e suas formas de segurar uma criança. Estudei da teoria da cor à semiótica. Tinha que ser uma expressão reconhecidamente Amazônica ao primeiro olhar. E assim a imagem surgiu.
Ao concluí-la, meus pais me ajudaram me inscrevendo no concurso, visto que atualmente não resido em Manaus. Meses depois, recebo um telefonema emocionado de minha mãe, me dizendo que a minha imagem havia sido escolhida. Não saberia descrever-lhes aqui a emoção e a imensa alegria que senti, não por ganhar o concurso, mas porque enfim concretizou-se para mim o chamado de Deus. Porém, as vezes Ele planeja nosso caminho de forma inusitada, e numa noite em que trabalhava sentada em minha cama, meu HD externo, onde constava praticamente todo  o meu portfólio, inclusive os arquivos da imagem de Nossa Senhora da Amazônia, caiu no chão e quebrou.  Não me lembro de ter chorado, mas de ter dito "… que seja feita a Tua vontade". Novamente sentei à mesa de trabalho e comecei tudo de novo, pois aprendi que obstáculos nos fazem mais fortes. Acredito que isso aconteceu porque Deus sabe que eu poderia fazer melhor, e assim, redesenhei a imagem que aqui consta.
Queria incluir na imagem algum ícone amazônico, todavia não queria recair em clichês, mas ao pesquisar sobre a vitória regia, descobri que essa não se trata apenas de uma planta característica de nossa terra; percebi que nesta flor há uma forte simbologia materna.
A vitória régia cresce apenas em solos considerados não férteis, assim como Maria, que mesmo de origem muito simples e humilde, é rainha soberana. O caule da planta que fica imerso, é cercado de espinhos, esses a protegem da ação predatória, permitindo que ela fique ali, ancorada, como um porto seguro para as aves que vem de longe, cansadas. É capaz de crescer até 2,5m de diâmetro e suportar 40 quilos bem distribuídos. Sua flor apenas floresce quando não há luz, e ao desabrochar exala um perfume doce chamado pelos europeus de "rosa lacustre".
Pode ser um conceito um tanto abstrato, mas para mim, fez todo o sentido. A figura materna de Maria, colocada sobre a folha da planta, é a própria flor, a flor Nossa Senhora, flor que nos leva até seu filho.
Enfim, entendo que por se tratar de uma expressão artística a imagem desperta um significado específico dentro de cada um que a contempla, mas afinal esta é a beleza da "coisa". De todo modo, a imagem não pertence a mim, nunca pertenceu. Fui apenas ferramenta de Deus, e agradeço a Ele, que apesar da minha pequenez, deu-me esta maravilhosa oportunidade.
Quero agradecer de forma especial, a Dom Mário Pasqualoto, que, infelizmente, não pode estar aqui conosco; ao Padre Stefanello Reneu, à Clenir Viana, meus pais, Patrícia e Átila Denys, e à todos os que colaboraram, me dando força e mandando boas vibrações.
E com imensa alegria, entrego à Arquidiocese de Manaus a imagem de Nossa Senhora da Amazônia, imagem que representará a devoção Mariana no coração do nosso povo.
Obrigada a todos – Lara Denys.

Um comentário:

  1. Oi Lara denys boa noite sou da dadio Excelsior da Bahia gostaria de entra em contato com vc pra marca uma possível entrevista se possível ou um depoimento como faco pra entra em contato com vc

    ResponderExcluir